top of page

Conversas de Coaching

Como Lidar com seus Pontos Fracos

É comum pensar que para melhorar nossos resultados precisamos corrigir nossos

pontos fracos. No meu trabalho de Coaching encontro pessoas que me pedem para ajudá-las a trabalhar seus pontos fracos, considerando que assim seu desempenho vá aumentar.

Frequentemente nas empresas, durante as avaliações de desempenho, o enfoque é dado para onde a pessoa não foi bem e precisa melhorar, contribuindo para que a pessoa se concentre no que falta ao invés de usar mais o que tem de melhor. Desta forma, quase não percebemos nossas qualidades, desconhecemos o que fazemos bem feito e não valorizamos nossos sucessos.

Estamos habituados a colocar nosso foco no que não funciona ao invés de dar atenção ao que funciona acreditando que assim poderemos melhorar nosso desempenho. E não é bem assim. Um remédio pode se tornar um veneno dependendo da dose.

Algumas pessoas já me perguntaram se um processo de Coaching ajuda a consertar seus defeitos. Costumo dizer o seguinte: o que você chama de defeitos na verdade são habilidades menos desenvolvidas, como músculos menos utilizados e por isso menos fortes. E também depende da dose. Beber dois litros de água por dia é saudável. Já uma enchente pode dar perda total num carro. Posso considerar a comunicação como meu ponto forte, porém falar demais numa determinada situação pode ser uma fraqueza.

Identificar pontos fortes e áreas para aprendizado e crescimento faz parte de um processo de Coaching. Um dos benefícios do Coaching é o autoconhecimento e ele continua por todo o processo. Isto porque podemos crescer e obter mais satisfação no trabalho e na vida quando fazemos uso de nossos pontos fortes todos os dias. Ao invés de colocar o foco de atenção onde não é bom, fortalecer o que é bom apresenta melhores resultados para seu desempenho.

bottom of page