top of page

Conversas de Coaching

Para prosperar no mundo VUCA

VUCA é um acrônimo para descrever 4 características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

O conceito surgiu nos anos 90 no ambiente militar nos EUA e também se aplica perfeitamente ao mundo corporativo e de negócios porque traduz os novos desafios para os profissionais e para as empresas.

Podemos entender seu significado nos últimos acontecimentos, nas paralisações pelo país todo.

Temos a sensação de que “algo está fora da ordem”, “fora de controle”, "estou perdido, e agora?"

  • No mundo VOLÁTIL, as mudanças estão cada vez mais velozes e inesperadas, difíceis de prever, só sabemos que as coisas continuarão mudando.

  • No mundo INCERTO, mesmo com acesso a grande volume de informações na palma da mão, não conseguimos compreender direito o que vem por aí. Planejamento, então, nem pensar.

  • No mundo COMPLEXO, estamos hiperconectados e somos interdependentes, vivemos em rede. Tudo que funcionou até agora, não funciona mais tão bem.

  • No mundo AMBÍGUO, não temos a clareza que gostaríamos e as possíveis interpretações são tantas que parecem confundir ainda mais.

QUE COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS PARA PROSPERAR NO MUNDO VUCA?

Para viver bem no mundo VUCA, precisamos usar alguns músculos, algumas habilidades tais como resiliência, flexibilidade, aceitação, escuta ativa, foco e compaixão.

bottom of page