Transformando Desafios em Forças: Como o Coaching Foca no Potencial e Não nas Fraquezas
Ao destacar forças e potencial em vez de se concentrar nas falhas, um processo de Coaching muda a perspectiva e facilita a mudança
Muitas pessoas em contexto de dificuldade ficam focadas no que não funciona, no que falta, nas fraquezas... gerando um ciclo de autodepreciação e baixa autoestima. Um processo de Coaching foca nas forças pessoais e não em consertar defeitos ou falhas. Aliás, o que consideramos defeitos muitas vezes são qualidades usadas em exagero ou em momentos inadequados. Tudo depende da dose.
Usar suas forças pessoais é uma maneira poderosa de melhorar seu bem-estar e desempenho.
Aqui estão algumas dicas práticas para transformar desafios em forças:
_ Autoconhecimento: Identifique suas forças pessoais. Essas são habilidades, traços ou talentos que você naturalmente possui. Pode ser durante a avaliação de desempenho, algum método de Assessment ou fazendo um inventário considerando aspectos como criatividade, empatia, perseverança, etc.
_ Aplicação Prática: Use suas forças no dia a dia. Por exemplo: Se você tem a criatividade como qualidade, explore projetos artísticos ou soluções inovadoras. Quanto mais usamos as forças pessoais diariamente, mais gratificante fica a vida.
_ Alinhamento com Objetivos: Aplique suas forças em áreas relevantes para seus objetivos. Isso aumenta a motivação e o engajamento. Por exemplo, se sua força é a comunicação, use-a para liderar reuniões ou colaborar em projetos.
_ Desenvolvimento Contínuo: Aprimore suas forças. Quando usamos pouco nossas qualidades, elas ficam como músculos sem exercício, com pouca força, dando a impressão que não existem. Por isso, é importante ter um apoio para seu se aprofundar nas áreas em que você se destaca.
_ Compartilhe com os outros: Compartilhar suas forças com os outros fortalece os relacionamentos e cria um ambiente positivo. E, ao compartilhar, você se fortalece ainda mais.
Lembre-se de que suas forças pessoais são únicas e podem ser uma fonte valiosa de crescimento e satisfação.