Três passos para melhorar sua Capacidade de Realização

Experimente seguir esses 3 passos para melhorar sua produtividade no trabalho, no estudo e na vida.
1. Defina seu objetivo de forma simples e específica.
Pensar em objetivos envolve ter uma ideia precisa do que se pretende construir, seus desejos e sonhos. Às vezes, nós não atingimos nossos objetivos porque simplesmente não os elaboramos adequadamente. Um objetivo bem feito é meio caminho andado para alcança-lo. E como elaborar um objetivo de forma mais efetiva? Para elaborar bem um objetivo é necessário seguir alguns requisitos:
Ao responder à pergunta: O que eu quero conquistar ou construir? Sua resposta deve ser:
ESPECÍFICA e descrever de forma clara e detalhada o que você quer obter.
MENSURÁVEL e mostrar como os resultados serão medidos.
ALCANÇAVEL e você deve ter condições para atingir seu objetivo.
RELEVANTE e demonstrar a importância de seu objetivo para você.
TEMPORAL e incluir prazo e datas.
Além disso, um objetivo deve ser:
POSITIVO (focar no que quer obter)
PESSOAL (depender de suas próprias ações para se realizar)
Depois de elaborar seu objetivo responda: quanto realmente estou disposto a trabalhar por ele? Quanta energia e quanto tempo investirei para conquistá-lo?
2. Planeje e comece a realizar já.
Um plano representa o caminho que foi escolhido para ir de uma situação presente até uma situação desejada no futuro. O caminho é feito de ações, meios e recursos e responde à pergunta: o que você vai fazer para atingir o seu objetivo? A resposta tem o formato de passo a passo.
Para que funcione bem, o plano deve refletir a visão de quem o elaborou, deve ser profundo o suficiente para conter seus pontos fortes, sua experiência e seus talentos que o ajudarão a realiza-lo e deve ser bem prático para facilitar sua implementação.
Para ter uma implementação mais produtiva, liste suas atividades semanais e priorize considerando sempre primeiro, o mais importante.
“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” Aristóteles.
3. Coloque um ponto final na procrastinação.
Quem adia tarefas ou deixa para amanhã ou para mais tarde o que poderia fazer agora, está comprometendo seu desempenho e se afastando de seus objetivos.
Costumamos procrastinar por 3 razões:
Medo de ser incapaz de realizar a tarefa, de não conseguir terminar baseado em uma experiência anterior não tão boa e também o medo da opinião dos outros, o que vão dizer...
Pouca ou nenhuma afinidade com o que precisa ser feito, algo muito novo ou que achamos chato mesmo e vamos deixando para lá.
Falta de tempo e por não saber direito como gerenciar o cronograma, usamos todo o tempo para realizar o que é urgente ou que temos mais afinidade e deixamos as outras para depois.
Reconhecer o motivo pelo qual você procrastina é o primeiro passo para colocar um ponto final nela e começar a gerenciar a distrações que te tiram do foco principal.
O desempenho com excelência exige atenção e foco total e nada de distração. O piloto automático nos coloca em estado permanente de distração e procrastinação.
Fica aqui meu convite: experimente. Não basta ler. É preciso praticar.