• Cibele Nardi

A Importância dos Valores na Prática


Ao olhar para o noticiário percebemos as diferenças entre os valores de políticos, empresários, artistas, jornalistas. Percebemos pelas palavras e atitudes.

No dia-a-dia corporativo também percebemos os valores das pessoas pelas conversas, pelas ações, e pelas distorções. Por exemplo, empresas que colocam em seu discurso que as pessoas estão em primeiro lugar e, contudo, na prática, valorizam somente os resultados financeiros do negócio. Isso passa uma mensagem incoerente aos funcionários e se reflete nos resultados (desmotivação, rotatividade, falta de comprometimento).


O comportamento íntegro vem de palavras, pensamentos e ações alinhados e de acordo como os valores, igualmente para pessoas e para organizações.


Os valores são usados (mesmo quando não percebemos) para orientar nossas atitudes e escolhas. Expressamos e vivenciamos nossos valores pelos nossos comportamentos. Falar, pensar e agir de acordo como nossos valores é sinal de integridade.

Conhecer seus valores é o primeiro passo para seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. E para uma empresa, discutir valores é o começo para uma mudança positiva no seu jeito de lidar com as pessoas e obter resultados com elas.


Em um artigo no site da Revista Você SA, o Prof. Luiz Carlos Cabrera coloca quatro virtudes principais a serem perseguidas: temperança, prudência, justiça e fortaleza.

Resumindo, ele diz:


"Temperança é o equilíbrio entre todos os seus esforços para "ser mais" e "ter mais". Já a prudência trata da sua relação com os riscos tangíveis e intangíveis. Desenvolver a prudência é fundamental para o equilíbrio emocional e físico. A justiça, por sua vez, mostra como você se comporta em relação a julgamentos de fatos e pessoas. Lembre-se que você sempre julga os outros se baseando em seus valores. A fortaleza é necessária para enfrentar a vida sem traumas e reagir às dificuldades que sempre aparecem. A fortaleza é a proteção do corpo e do espírito."


Os valores são essenciais para o desenvolvimento de competências e para uma vida mais equilibrada.


A boa notícia é que todos os valores se refletem em comportamentos que podemos desenvolver e melhorar. Exigem esforço e prática, mas é possível.

79 visualizações

​© 2014 por Cibele Nardi

Cibele Nardi Escritório de Coaching

São Paulo - SP

  • White YouTube Icon
  • Instagram - White Circle
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • LinkedIn Limpa