Problemas de Comunicação

90% dos problemas corporativos surgem de problemas de comunicação ou falta dela

Nos atendimentos de Coaching que faço há 15 anos, grande parte das questões trabalhadas tem a ver com comunicação: mal-entendidos, conflitos, feedback, delegação, acordos e desacordos, negociação, e-mails, reuniões etc.

E dizem que 90% dos problemas corporativos surgem de problemas de comunicação ou falta dela.

Comunicação é um habilidade cheia de ingredientes: escuta, fala, imagem, referências, vocabulário, conteúdo, gesto, conflito, negociação, influência, confiança etc. Envolve uma pitada de técnica e um monte de equilíbrio emocional. 

Gostaria de compartilhar aqui uma experiência que vivi recentemente quando internada na UTI da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Eu estava sem voz e intubada, ou seja, não conseguia falar. Mas precisava desesperadamente me comunicar. Numa visita da minha prima, pedi por gestos para escrever e ela tinha um caderninho e caneta. Comecei a rabiscar com muita dificuldade, mas mesmo assim, tudo mudou, consegui escrever uns garranchos no início (vide foto) mas consegui me comunicar, fazer e responder às perguntas. E talvez o mais importante: fiquei mais calma e tranquila contribuindo para o tratamento e minha recuperação.

Se eu já considerava a comunicação como essencial, agora tenho a certeza que só uma experiência como essa proporciona. 

Por isso, se for para escolher por onde começar, a comunicação é um bom caminho.

O que você acha? Já passou por alguma experiência na qual a comunicação fez falta? Me conta aí nos comentários. 

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